Venha o teu Reino Oh Jesus!

LEVITAS - Será que somos ?

06/03/2012 15:30

Olá, aqui estamos mais uma vez!

Que o senhor Jesus entre agora sobre seu entendimento, e que o espírito do Senhor venha com grande sabedoria e discernimento sobre sua vida em nome de Jesus!

E vamos nessa...rs

Bom, a algumas semanas que tenho orado ao Senhor e tenho pedido pra que Ele me desse uma palavra para postar aqui no site e edificar a vida de todos aqueles que acompanham, e dessa vez vou falar algo que também virou um termo muito usado nas igrejas: O grupo de Levitas... quem nunca escutou: os levitas terão ensaio...; até mesmo nós usamos dizer: Sou levita da casa de Deus, toco e louvo no ministério de musica da minha igreja...

enfim...

já a algum tempo que esse “termo” me preocupa... pois caiu-se em um uso indiscriminado...rsrs

Todo mundo fala, mas poucos sabem realmente quem e o que eram os levitas no meio do povo de Israel...

então... temos que primeiramente saber quem eram os levitas:

 

- 1º: porque levi?

LEVI do Hebraico LÊWI ligado a raiz IÃWÂ significa JUNTAR , ou ainda HILLAWEH que significa UNIR. O nome HILLAWEH (LEVÍ) é da mesma família onomatopaica da palavra HALELUIA.

 

"Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi." (Gênesis 29:34)

 

O nome daquele de onde se originou a tribo dos levitas significa unir; vemos agora que essa união referida pelo texto acima se trata da união do esposo com a esposa. Tipologicamente falando, podemos concluir que os levitas têm a responsabilidade de unir a Esposa (Igreja) ao esposo (Deus).

 

- 2º: quem eram e o que faziam?

No livro de Números, no capitulo 3 vemos claramente quem eram e quais eram as funções dos levitas, e dentre tantas que exerciam podemos destacar: o cuidado com o templo que era comum a todos, sendo eles separados ao sacerdócio ou não, pois o sacerdote era levita, mas nem todo levita era sacerdote... (observe isto!), mas todos eram incumbidos de cuidar, manutenir, admnistrar, proteger, montar.... e por ai vai..rs. E acima de tudo vemos que Deus sempre cobrou que suas vidas sempre fossem santificadas, foi uma das ordenanças de Deus a Arão: que as vestes sempre fossem purificadas!

O povo Levita ficava ao redor da tenda do tabernaculo quando da disposição do acampamento do povo de israel, ninguém que não fosse da tribo de levi poderia ir além das tendas e barracas deles, pois qualquer que ousasse chegar perto … seria morto! Era mais ou menos da seguinte forma:

 

Mas se você observou, não vemos em nenhum momento, ser mencionado nas atribuições do povo levita de que haviam de realizar canticos e louvores no tabernáculo... Estranho não???

 

Mas surge então nossa 3ª pergunta: De onde veio a ligação: Levita <----> louvor?

A primeira menção de canticos durante alguma serimônia aconteceu na época do Rei David, descrito em 1º Crônicas 15:16 - “Davi também ordenou aos líderes dos levitas que encarregassem os músicos que havia entre eles de cantar músicas alegres, acompanhados por instrumentos musicais: liras, harpas e címbalos sonoros”

Foi David que instituiu o louvor nos cultos na tenda do tabernáculo, e os levitas foram escolhidos pois eram os únicos que poderiam estar perto da arca. Outro versiculo que expressa isto claramente está em 1º Crônicas 16:7 - “Foi naquele dia que pela primeira vez Davi encarregou a Asafe e seus parentes de louvar ao Senhor com salmos de gratidão”. Se você puder leia os capitulos 15 e 16 de 1º Crônicas, e verá que uma das coisas mais mencionadas era também quanto a santificação e purificação dos levitas; todos esses fatos ocorreram no instante em que David trouxe de volta a arca para o meio do povo Israelita.

 

Bem, agora sabemos muito bem quem e o que eram os levitas; e faço outras perguntas a você:

 

Qual a ultima vez que você que “se diz” levita, parou para limpar ou fazer algum trabalho na igreja fora dos horários de culto? (se é que já fez algum dia... não é mesmo irmão???)

 

Quando foi a ultima vez que você buscou o seu Deus em oração ou tentou estabelecer um relacionamento com Ele, sem estar precisando de algo ou que estivesse passando por um problema?

 

Vou fazer uma pergunta mais facil: qual a passagem da bíblia você leu e buscou conhecimento ontem? Hunnnnn ainda tá dificil? Mais facil: essa semana...

 

Sabe acho que você nunca foi um levita, se você não tem nenhuma dessas atitudes. Infelizmente acho que você está equivocado... não se sinta envergonhado em reconhecer: não sou levita, sou musico (e,ou) cantor na minha igreja; pois são coisas distintas (LEVITA X MUSICO/CANTOR), pois nem todo musico ou cantor é um levita, mas TODO LEVITA pode ser ministro do louvor na igreja; por favor, não se auto intitule herdeiro espiritual de uma tribo, que você sequer sabe o porque eles que foram chamados e não outros. Seja sincero com Deus, e pare de se passar e enganar a si próprio...

Sabe o que mais me deixa indignado...?

Geralmente pessoas que não tem esse conhecimento na grande maioria das vezes são justamente aquelas que falam mal do pastor, do diacono, do presbitero... mal tratam a irmã ou o irmão que cuida da manutenção da igreja, pois esses que cuidam do templo (LEVITAS) são pessoas simples e DE BOA FÉ...

 

Protanto peço a Deus que o seu coração seja consumido com o fogo e o poder de Deus trazidos através dessas palavras, que você se torne consciente dos seus débitos com Deus e com o seu ministério, e tome novos rumos na sua vida ministerial, pois assim o Senhor Jesus Verdadeiramente o abençoará, e não agirá simplesmente por misericórdia de você, pois encerro com esta pergunta:

 

Sua vida tem sido vivida a base das misericórdias divinas ou você tem realmente autoridade sobre o mundo espiritual?

 

Deus os abençoe em nome do nosso MARAVILHOSO JESUS!

 

Pr. Daniel Marinho

 

 

Próximo tema: Existem “INTÉRPRETES” da musica gospel???

Contato

Banda Aclamai e Ministério Voz da Verdade em Guaratinguetá

ministerio.aclamai@gmail.com

Av. Agenor Pires da Fonseca, 328, Bairro do Jardim do Vale (em frente a casa das fraldas) CEP 12519-510 Guaratinguetá - SP

(11) 8676-6494 & (12) 8213-9723
Pastores Daniel e Carolina
(12) 9173-3911 & (12) 3125-2759
Pastores Ernando e Jane

Pesquisar no site

© 2011 todo conteudo sob direitos reservados de Banda Aclamai ®

Crie um site grátisWebnode